domingo, setembro 14, 2008

qual o mal em sonhar

as coisas não estão bem.  é a economia, é a insegurança é o ressurgir de conflitos por esse mundo fora... Quando acabou a guerra fria e o actual modelo capitalista se afirmou por esse mundo fora tudo parecia um mar de rosas. Mas actualmente está mais que visto que este modelo tem os dias contados pois falha em quase tudo e actualmente com as crises financeiras por todo o mundo falha até no seu principal reduto, ou seja o financeiro. Não sou contra economias de mercado, pelo contrário porém há a necessidade de criar regras que impeçam a selvajaria que se verifica actualmente, como os paraísos fiscais e a especulação entre outros. Quando as principais multinacionais se regem apenas pelos lucros e não pelos princípios como esperar que criem por exemplo uma vacina contra a SIDA? os doentes não são doentes, mas sim clientes. Hoje em dia é muito mais favorável que esses doentes sejam crónicos e que os laboratórios ganhem dinheiro com eles por uma quantidade de tempo enorme. Não há nenhum interesse em criar uma vacina e depois perder esses "clientes" e o mesmo se aplica a outras industrias.
É este a meu ver uma das principais falhas do capitalismo. O mundo deixa de se reger por valores e passa a reger-se apenas por lucros.
A meu ver o sistema mais equilibrado é uma democracia socialista que garante uma economia de mercado em sectores não críticos. A mudança está a acontecer de novo pois o actual sistema está podre. Vejam o que se passa nos EUA.

Sem comentários: